Benefícios da beterraba para a saúde

benefícios da beterraba

Para quem não conhece esse tubérculo maravilhoso, venha comigo que explicarei quais são seus benefícios e quais as melhores maneiras de utilizar. Conheça agora os benefícios da beterraba.

A beterraba teve seus primeiros registros por volta do século XVIII AC, na região da Mesopotâmia.

Estudos feitos sobre a raiz concluíram que a beterraba era muito utilizada pelos romanos, gregos e egípcios em sua alimentação. Sendo basicamente um alimento de origem europeia.

No entanto, apesar de muito antiga e muito consumida até os dias de hoje, é fato que muitas pessoas ainda desconhecem seus poderes nutricionais, que por sinal são muitos e que deveria fazer parte do cardápio de muitas pessoas, afinal é muito importante cuidarmos bem da nossa saúde.

Apesar de seu leve sabor adocicado, a beterraba pode ser incorporada em diversas receitas, podendo variar desde versões salgadas, doces e até agridoces. Sendo espetacular para cada paladar. Se você ainda não acredita em seus benefícios, deixe-me te contar alguns:

Rica em manganês – benefícios da beterraba

Meia xicara de beterraba possui uma quantidade significativa de manganês, um mineral importantíssimo para a saúde e crescimento dos ossos e cartilagem, ou seja, mantem eles mais fortes e cheios de saúde.

Além disso, o mineral também é importante para a produção de hormônios sexuais, sendo relacionado a saúde reprodutiva, também a lactação e fertilidade. Além disso, colabora com a coagulação sanguínea e cicatrização de feridas.

Por fim, o manganês desempenha um papel fundamental na hora de absorvermos o cálcio no nosso organismo, ajuda no metabolismo de carboidratos e gorduras, além de regular o açúcar no sangue.    

Propriedades da beterraba

  • Potássio
  • Magnésio
  • Fibra
  • Fosforo
  • Proteína
  • Zinco – importante para a imunidade, defesa do organismo.
  • Cobre
  • Manganês
  • Cálcio – ossos e dentes
  • Ferro – combate anemia
  • Vitamina A – saúde dos olhos
  • B6
  • C – combate radicais livres e melhora a imunidade

Benefícios da beterraba para o coração

Se você seguir corretamente as instruções do seu médico, e fazer o uso de medicamentos, ter uma alimentação livre de muito sódio e praticar atividades físicas, pode esquecer problemas de pressão arterial.

Contudo, a beterraba possui compostos de nitrato que podem melhorar muito os níveis de colesterol, sendo uma ótima opção para quem sofre com colesterol alto.

As beterrabas também possuem potássio, o que faz com que ajude a compensar alguns efeitos causados pela alta ingestão de sódio.

Portanto, quanto mais baixar esses efeitos decorrentes da ingestão de sódio, você diminui as doenças cardíacas e AVC.

Contudo, para quem tem a pressão arterial muito elevada, recomenda-se o consumo regular do tubérculo.

Benefícios da beterraba para as atividades físicas

As beterrabas além de muito pouco calóricas, o nitrato presente nela pode ajudar o corpo a utilizar melhor o oxigênio, fundamental na pratica de exercícios.

Para se ter uma ideia, uma xicara de beterraba contem cerca de 60 calorias, além de todos os nutrientes já mencionados aqui. Portanto não sinta culpa em acrescenta-la a sua alimentação diárias.

Além disso a beterraba melhora e muito o rendimento nos treinos e nas atividades físicas.

Contudo, acontece porque, a beterraba possui nutrientes que ajudam na vasodilatação, relaxando os vasos sanguíneos permitindo que ainda mais nutrientes possam estar sendo absorvidos e alcançar seus músculos.

Também possui cálcio e potássio, sendo eles minerais fundamentais para a manutenção das fibras musculares.

Portanto não deixe de tomar um bom suco de beterraba ou até mesmo uma salada antes dos treinos para que se melhore seu desempenho.

A beterraba para as gestantes

Uma ótima opção para todas as mamães estarem acrescentando em seus cardápios, isso por que a beterraba possui em sua composição ácido fólico, um nutriente muito importante para a formação da coluna medula espinhal e também na prevenção de inúmeras doenças.

Para a vida sexual – benefícios da beterraba

Com efeito semelhante a Viagra, a beterraba colabora com o aumento do fluxo sanguíneo nos órgãos genitais o que aumente o desejo sexual.

Além disso a beterraba contém Boro em sua composição, um nutriente importante para a produção de hormônios sexuais.

Suco nutritivo de beterraba

benefícios da beterraba – suco

Um suco delicioso para quem deseja emagrecer, ter saúde, treinar, enfim para qualquer hora do dia.

Aproveite para ler: Sucos detox para emagrecer com saúde.

Contudo, é muito importante incluir o suco na alimentação pois essa é a melhor maneira de consumi-la com todos os seus nutrientes. Veja abaixo:

  • Primeiramente, lave bem as beterrabas e pique-as em um liquidificador
  • Em seguida, coloque uma fruta de sua preferência, uma que combina bem é a laranja, mas pode ser maçã, abacaxi, limão, o que você tiver em mãos.
  • Agua gelada ou com cubos de gelo
  • Bata tudo e pronto, não precisa coar pois dessa forma você aprecia ainda mais os nutrientes.

Por fim essas foram as curiosidades da beterraba, um alimento super saudável e delicioso que pode estar fazendo parte do seu dia-a-dia.

Leia também Combinação Poderosa – Beterraba, cenoura e maçã.

(Visited 205 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *